sábado, 7 de março de 2009

felicidade interna bruta



"Felicidade Interna Bruta" é mais importante que "Produto Interno Bruto".
(frase atribuída ao Rei do Butão)


Se pedirem para você responder à pergunta: o que é mais importante na vida, o dinheiro ou a felicidade? O que você escolheria?

Se a sua resposta foi felicidade, como suponho seria a de quase todo mundo, então por que temo
s tanto zelo em inventariar nossas finanças, somar a riqueza que produzimos, descobrir qual o nosso Produto Interno Bruto, mas não nos preocupamos com uma estatística da felicidade, um índice que demonstre - e compare - quão felizes nós somos, coletivamente?

Bem, há alguém que se preocupa com isso. O rei do Butão decidiu, desde os anos 1980, que seu país não seria mais avaliado pela capacidade de gerar riqueza, mas pelo grau de felicidade com que as pessoas vivem suas vidas.

Pensando bem, por que não? Afinal, se chegarmos à conclusão que a felicidade é mais importante que a riqueza material, por que não medi-la e, a partir daí, criar ações para aumentá-la? Por que não avaliar nossa prosperidade pela medida em que formos capazes de ser felizes, vivermos em estado de comunhão, transmitirmos essa felicidade aos que nos cercam?

Se fôssemos medir o índice de felicidade no Brasil, qual seria? Não estamos longe de fazer esse exercício: já se iniciou em São Paulo um movimento social em favor do FIB - o índice de Felicidade Interna Bruta. Teve até uma conferência nacional em outubro de 2008, em São Paulo e Campinas, e em breve será feita no Brasil a conferência internacional sobre FIB. Veja o site-blog aqui e os vídeos no YouTube aqui (parte 1) e aqui (parte 2).

Veja também essa chamada da Icatu Hartford sobre o FIB:




Foto do início: Reino do Butão, Trongsa Zdong, por Bob Witlox.

Nenhum comentário: